Saber como captar clientes na advocacia exige algumas ações estratégicas no decorrer de sua atuação, como investir em um website especializado, distribuir cartões de visitas, utilizar um software jurídico, adotar mecanismos para melhor gestão financeira, entre outros.
Dentre as profissões liberais, a advocacia é uma das que impõe entraves quando o assunto é divulgação e publicidade e, por isso, é importante estar ciente dos meios corretos para não ferir o código de ética da profissão. Ou seja, você deve entender que já é uma razão para que essa prática tenha algumas restrições, mas há várias formas que auxiliam o advogado no processo de captação de clientes.
Pesando nisso, preparamos este texto com algumas dicas importantes de como conquistar novos clientes no ramo da advocacia. Confira agora!
1. Mantenha-se em contato com sua base atual de clientes
Na ansiedade de captar novos clientes para o escritório, você pode acabar deixando de investir na administração estratégica de seus processos atuais e isso pode gerar perdas de prospecção.
Clientes atuais que se sintam correspondidos são excelentes aliados para quem deseja conquistar novos contratantes. Sendo assim, acompanhe a sua base constantemente, revise e reavalie seus processos com o objetivo de fidelizar sua carteira e, assim, ampliar seu networking.
Uma boa ferramenta para ajudar nesse tipo de atividade é o uso de um software jurídico, já que ele facilita a compilação de todas as informações do escritório, além de permitir ao advogado o simples acesso dos dados de todos os clientes de modo muito mais prático e rápido. Esse instrumento auxilia bastante na gestão das tarefas, compromissos e outras atividades ligadas ao atendimento.
2. Participe da comunidade jurídica
Uma falha bastante rotineira entre os advogados é acomodar-se após alcançar um certo ponto da carreira, deixando de participar de congressos, eventos e cursos. Não interessa quanto tempo o seu escritório esteja no mercado: é preciso sempre ser um membro atuante da comunidade jurídica.
O marketing digital é importante, por exemplo, mas não se deve deixar de lado ações tradicionais que ajudam a arquitetar uma imagem consistente e de referência do escritório para os clientes.
3. Procure ser reconhecido por sua excelência
A área jurídica é bastante concorrida, considerando o volume de advogados que existe no mercado. Todavia, saber como captar clientes na advocacia de maneira efetiva exige que o profissional esteja acima da média dos seus concorrentes.
É fundamental se preocupar com a prospecção, no entanto, não deixe de estar atento à qualidade do serviço entregue pelo escritório. Esforce-se sempre mais do que o cliente espera. E esteja disposto a conhecer as novidades que o mercado oferece, a fim de se modernizar e prestar um serviço de qualidade.
Enfim, saber como captar clientes na advocacia não é uma tarefa simples. É preciso inovação e investimento em estratégias eficazes para conseguir se destacar no mercado. Ajustar o seu escritório às novas demandas do mercado faz toda a diferença, como o uso de um software de gestão especializado na advocacia.
E aí, gostou deste post? Então, que tal assinar nossa newsletter e ter acesso a conteúdos como este diretamente em seu e-mail?