Depois de um grande período de estagnação, o setor jurídico vem amadurecendo rapidamente, principalmente quando são inseridas, nesse meio, ferramentas tecnológicas. Anteriormente, era comum que empresas entrassem em contato com advogados apenas quando algum problema surgisse. Nos dias de hoje, o papel do advogado corporativo vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial.
O seu papel se tornou fundamental nas organizações que procuram por profissionais competentes e que estejam dispostos a orientar e participar das tomadas de decisões nos negócios, a fim de otimizar os processos empresariais.
Dessa forma, preparamos este texto para que você saiba como a figura do profissional jurídico corporativo é importante e como ter o perfil necessário para isso. Confira agora!
Conhecimento da tecnologia
Inteligência Artificial, softwares jurídicos, Blockchain, Internet das Coisas — todos são algumas das novidades em tecnologia que estão sendo inseridas na gestão jurídica dos escritórios com o objetivo de ampliar e melhorar a eficiência na entrega de serviços. O advogado corporativo precisa estar alinhado a isso para desempenhar melhor o seu papel.
Isso quer dizer que as atividades operacionais, como a gestão do contencioso de massa ou de processos trabalhistas, por exemplo, podem até mesmo ser delegadas para ferramentas tecnológicas.
Nos escritórios ou departamentos jurídicos, essas soluções vêm ganhando força, já que a tecnologia auxilia na geração de conhecimentos valiosos, permitindo acesso fácil a jurisprudências e publicações, além de permitir a análise de dados internos, a fim de otimizar o desempenho na área.
Melhores práticas de gestão
Novos modelos e metodologias de gestão nascem no mercado atual. Isso demonstra o quanto o mercado jurídico ficou estagnado por bastante tempo. Assim, os escritórios já perceberam que é preciso contar com uma equipe multidisciplinar e direcionada exclusivamente ao Direito, otimizando, assim, a gestão jurídica.
Antecipação dos problemas
O advogado corporativo precisa ter o papel de antecipar possíveis problemas para que a empresa não seja pega de surpresa por algum procedimento judicial. Sua meta é compreender o negócio em que atua, como os processos da companhia, os clientes e o mercado, além de ter o conhecimento necessário para trabalhar e criar ações eficientes.
Assim, o advogado deve sempre orientar e aconselhar os clientes, a fim de demonstrar se determinada estratégia será válida ou não para a empresa. Ele também precisa evidenciar possíveis prejuízos e problemas que a empresa poderá sofrer para, assim, traçar uma estratégia eficiente para preservar os interesses do negócio.
Participação nas estratégias do negócio
Para que o empreendimento não cometa erros jurídicos, o gestor empresarial deve conceder ao advogado corporativo a oportunidade de trabalhar e participar totalmente das decisões estratégicas da empresa.
Assim, é necessário estar presente em reuniões de negócios e averiguar as leis que dizem respeito a essas possíveis negociações, a fim de auxiliar diretamente no sucesso da estratégia da corporação. Todas essas ações refletem diretamente no sucesso e no destaque da empresa no mercado.
Enfim, para ser um advogado corporativo, é preciso ter bastante conhecimento em sua área de atuação, afinal, como já dito, o seu papel dentro do negócio é fundamental para que a companhia alcance o sucesso no competitivo mercado empresarial.
E aí, gostou deste post? Então, que tal entender agora e saber como preparar o seu escritório para a advocacia 4.0?