Quem cuida da gestão de um escritório de advocacia deve se preparar para gerir o negócio e garantir a lucratividade. Aumentar faturamento de escritório de advocacia é uma atividade que envolve uma série de habilidades que devem ser desenvolvidas pelo administrador.
Faturar mais é muito importante para assegurar o crescimento sustentável do escritório. Por isso, investir no aprendizado de boas práticas para expandir o negócio é essencial para a longevidade do empreendimento.
Quer saber o que é possível fazer para aumentar o faturamento e garantir mais receitas? Veja neste artigo e coloque em prática!
Prepare-se para as variações do mercado
Na era da informação, os cenários mudam muito rápido. Áreas de atuação promissoras se transformam, surgem outras oportunidades e nichos interessantes se tornam saturados e pouco lucrativos.
Um bom gestor entende a velocidade das mudanças e antecipa-se aos novos cenários. Aumentar o faturamento de escritório de advocacia envolve, também, uma visão estratégica. Enquanto a equipe trabalha com as atividades já consolidadas, o gestor atua como um visionário, guiando os rumos do negócio para garantir sua sobrevivência num ambiente de constante transformação.
Otimize processos
Fazer mais com menos é um lema importantíssimo para uma boa gestão. Tarefas repetitivas, burocracias desnecessárias e tempo gasto com atividades de baixo valor agregado devem ser reduzidos ao mínimo necessário. Sempre que possível, itens dessa lista deverão ser eliminados.
Uma boa forma de otimizar processos é investindo em automação. Se o computador pode fazer o trabalho, auxiliando o advogado, por qual motivo o escritório gasta o tempo desse profissional com atividades que não são o centro do negócio? Quanto mais cedo as possibilidades de otimização são identificadas, melhor para o escritório!
Busque diferenciais
Não é possível vender para todo mundo. Mesmo que o escritório tenha várias áreas de atuação, para se manter em destaque no mercado, é importante agregar aspectos que o diferenciem da concorrência.
A diferenciação pode vir da exploração de um nicho novo ou muito específico, como:
- direito digital;
- segurança e proteção de dados;
- direito eleitoral;
- contratos internacionais, dentre outros.
Outra forma de criar um diferencial competitivo é fornecendo um atendimento diferenciado aos clientes. Quanto mais tempo os advogados gastarem com as interações com clientes, melhor!
A confiança e o atendimento personalizado retornarão com o aumento de pedidos, com possibilidades de novos negócios e com o aumento da presença da marca do escritório na memória dos clientes.
Divulgue seu escritório
Fazer marketing é importante mesmo no segmento da advocacia. O marketing jurídico é uma área diferenciada, que visa a observar as peculiaridades da atuação dos advogados.
Mesmo com as diretrizes legais, é possível desenvolver ótimas estratégias, divulgando o escritório e atraindo novos clientes. A consolidação da marca do escritório de advocacia é fundamental para garantir a autoridade dos profissionais.
Fazer marketing jurídico é criar e estreitar relacionamentos. Essa estratégia de divulgação do escritório implica consolidar uma reputação, ao mesmo tempo em que se mantém a coerência entre o que é divulgado e a verdadeira forma de trabalho da banca.
Para fazer marketing jurídico, o escritório deve investir em iniciativas, como:
- produção de conteúdo especializado, por parte dos profissionais do escritório, tanto em um ambiente acadêmico quanto em caráter educativo para o público em geral;
- participação em eventos da advocacia;
- participação em eventos nacionais e internacionais, em que os clientes do escritório e os potenciais novos clientes costumam transitar, visando a conhecer o mercado, manter-se atualizado e fazer novos negócios;
- manter bons relacionamentos com clientes, possíveis clientes, colegas e parceiros, mantendo um contato constante e buscando oportunidades que tragam benefícios mútuos.
Cobre corretamente
Quem sabe o custo operacional do escritório consegue precificar corretamente a atividade. Outro ponto relevante é saber o tempo necessário para concluir um determinado serviço, o que interfere diretamente no custo.
Nem sempre um contrato que parece bom passa no teste de realidade. Não adianta cobrar um montante que parece suficiente para executar o serviço se, no final, o escritório gastou longos anos para concluir o trabalho, sem receber qualquer valor adicional.
Por vezes, a melhor forma de aumentar o faturamento de escritório de advocacia é revendo as formas de contratação. Num primeiro momento, isso pode significar recusar trabalhos, mas, se não houver lucratividade, é melhor usar o tempo do escritório com outras atividades. “Pagar para trabalhar” não costuma trazer resultados positivos para ninguém!
Quanto maior o tempo de uma demanda dentro do escritório, maior o custo operacional envolvido. Sem conhecer as variáveis específicas do escritório de advocacia, a cobrança de honorários se baseia em tentativa e erro, prejudicando a lucratividade do negócio.
Providencie um software jurídico
Ser mais eficiente envolve uma boa gestão do fluxo de trabalho. Quando tudo acontece de maneira rápida e eficaz, o escritório é capaz de aumentar o faturamento, além de manter a satisfação dos clientes.
Diante de uma grande quantidade de informações que precisam ser gerenciadas, a melhor maneira de cuidar da gestão é usando a tecnologia. Atualmente, existe uma grande variedade de softwares jurídicos, capazes de atender às mais diversas necessidades operacionais.
O uso de um software jurídico faz com que o tempo gasto com uma tarefa seja reduzido. Com isso, é possível aumentar faturamento de escritório de advocacia sem necessidade de expansão estrutural, usando o tempo que foi economizado com a adoção de ferramentas mais inteligentes.
A automação nos escritórios otimiza a gestão do tempo das equipes. Aliar o conhecimento jurídico do escritório a boas ferramentas tecnológicas é uma tendência que não deve ser ignorada. Isso garantirá que o escritório continue competitivo e desenvolva-se no mercado.
Procurar estratégias para aumentar faturamento de escritório de advocacia é essencial para garantir que o empreendimento terá fôlego para crescer, inovar e manter-se relevante no mercado.
A busca por novas oportunidades, pela otimização de processos e pela cobrança de honorários baseada em procedimentos racionais auxilia a manter um bom desempenho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, é possível consolidar a autoridade do escritório no mercado, criando uma marca forte, competitiva e que assegura bons rendimentos aos sócios!
Agora que você já aprendeu como aumentar faturamento de escritório, veja também como escolher o software mais adequado para o escritório de advocacia!