A transformação digital é uma realidade nos mais diferentes setores. Na área jurídica, ela começa a ganhar forma com a adoção de soluções de automatização, gestão de escritórios e, mais recentemente, a implementação de Big Data, aplicado em conjunto com inteligência artificial.
Por isso, é importante compreender o que é o Big Data jurídico e como ter benefícios com a sua adoção. Neste conteúdo, vamos tirar as principais dúvidas sobre o tema e mostrar a importância de um software jurídico. Boa leitura!
Como funciona o Big Data jurídico?
O Big Data jurídico diz respeito às soluções de coleta, separação e análise de um grande volume de dados gerados na área jurídica, com alta velocidade e variedade nos tipos de informações coletadas.
O Big Data é uma tendência cada vez maior na área jurídica, originada da transformação digital. Implementadas em conjunto com ferramentas de automação, as suas soluções garantem o uso estratégico da ciência de dados no escritório de advocacia.
Como o Big Data tem auxiliado a área jurídica?
A seguir, vamos explicar algumas aplicações do Big Data em um escritório de advocacia.
Tomada de decisões
Com um maior volume de dados, é possível avaliar quais são as melhores decisões para os diferentes casos de clientes. Por exemplo, você pode analisar o parecer da maioria dos juízes sobre determinado perfil de caso. Assim, pode-se definir a estratégia a ser adotada, que garanta o sucesso da ação para o cliente.
Análises e projeções
Por meio do Big Data e de análises preditivas, é possível fazer projeções para as causas do escritório e avaliar aquelas que realmente podem ser bem-sucedidas, minimizando as chances de perda. Também fica mais fácil saber quando vale a pena levar o caso a juízo ou recomendar um acordo ao cliente.
Avaliação das aplicações de teses
Determinadas aplicações de teses são realmente efetivas? A princípio, elas podem surtir os resultados esperados e, consequentemente, serem adotadas em casos semelhantes. Mas, por meio do Big Data, elas podem se mostrar, na realidade, com baixa taxa de sucesso e arriscadas quando usadas em alguns casos.
Por que utilizar um software jurídico para a adoção do Big Data?
Para a adoção de um Big Data jurídico, é importante contar com uma ferramenta voltada para essa área, que tenha as funções necessárias para o dia a dia de um escritório de advocacia e evite problemas que prejudiquem a análise de dados.
O cuidado com as informações pessoais analisadas é um exemplo de preocupação que o software jurídico precisa dar conta, tendo em vista que se trata de uma questão delicada, que é o direito à privacidade. Por essa razão, o software garante a implementação dos mecanismos de cyber segurança.
O Lara, por exemplo, é um sistema jurídico que utiliza o Big Data para realizar a análise de dados e definir as melhores teses e propostas, de acordo com os processos realizados em Juizado Especial. Com isso, é possível minimizar erros, reduzir custos e gerar um número maior de ganhos de causa para o escritório de advocacia.
Portanto, o apoio de um software voltado para a área jurídica permite que você controle a origem dos dados e minimize a chance de acontecer problemas. Com um controle eficaz, o escritório não corre o risco de prejudicar o seu serviço.
Ficou alguma dúvida sobre o que é Big Data? Deixe aqui nos comentários suas perguntas e impressões sobre o assunto!