O empreendedorismo na advocacia é cada vez mais discutido. Atualmente, não há mais espaço para dizer que a advocacia em escritórios não é uma atividade que se beneficia de boas práticas de gestão.
Por mais que o serviço tenha as suas peculiaridades, ainda assim, estamos diante de uma atividade profissional, com o objetivo de lucrar e de conquistar propósitos pessoais e profissionais. A mentalidade empreendedora é um grande diferencial para o advogado que quer ser competitivo.
Confira, a seguir, 3 dicas para desenvolver o empreendedorismo na advocacia!
1. Aprenda sobre o ambiente das legal e lawtechs
Quando falamos de empreendedorismo jurídico, as legal e lawtechs são as empresas que visam a criar soluções e inovação para serviços jurídicos, tanto no setor público quando no privado. Conhecer as novidades trazidas por esses empreendedores e adotar recursos interessantes coloca o seu escritório como pioneiro, agregando o aspecto inovador do empreendedorismo na advocacia.
Para que você conheça mais sobre as legal e lawtechs, veja, a seguir, os 13 nichos de atuação em que geralmente elas trabalham:
- análise de dados e jurimetria;
- automação e gestão para documentos jurídicos;
- tecnologia a favor de iniciativas de compliance;
- produção de conteúdo jurídico, educação e consultoria;
- monitoramento e extração de dados obtidos em entes públicos para atividades específicas, como é o caso dos sistemas automatizados de acompanhamento processual;
- criação de soluções para a gestão em escritórios e departamentos jurídicos;
- inteligência artificial para prática jurídica;
- redes e comunidades de interação profissional;
- soluções tecnológicas para o setor regulatório;
- resolução de conflito com o uso de tecnologia e internet;
- aplicação de soluções tecnológicas em questões tributárias;
- aprimoramento de relacionamento entre empresas e pessoas com a tecnologia;
- desenvolvimento de sistemas inteligentes para a área de Direito Imobiliário e cartórios.
2. Desenvolva um nicho de atuação
Não é possível falar com todas as pessoas do mundo. Também não é viável vender para todas as pessoas do mundo. Pensando nisso, os seus serviços precisam de foco. Direcionar a atuação para nichos de mercado é uma maneira de restringir o público e atuar de forma consistente para oferecer serviços interessantes.
Quem é especialista em um setor é mais valorizado no mercado. Por isso, investir em segmentação é uma atitude empreendedora.
3. Invista em trabalhar de forma mais inteligente
Como vimos, o mercado jurídico é um terreno fértil para inovação. Pensando nisso, não se esqueça de refletir de que forma é possível aproveitar essas novidades para tornar o trabalho de seu escritório mais simples e inteligente. Usar sistemas inteligentes de gestão de processos jurídicos como o MAX, é uma das maneiras mais eficazes de usufruir das novidades tecnológicas.
Eficiência é o segredo do sucesso. Quem faz mais com menos obtém mais rendimentos e consegue desenvolver o negócio. Adotar estratégias, como o uso de automação, inteligência artificial e sistemas desenvolvidos com análise de dados estatísticos para otimizar a atuação do escritório, é uma excelente alternativa para se manter competitivo.
Aprender mais e visar à melhoria constante é uma prática que faz parte de uma mentalidade empreendedora. Adotar o empreendedorismo na advocacia ajuda a revolucionar a atuação dos escritórios. Com isso, é possível trabalhar com foco em resultados, entregando serviços de excelência e obtendo destaque no mercado jurídico.
Este conteúdo foi útil? Para se aprofundar ainda mais, descubra, agora, as principais tendências do mercado jurídico!